NOTRE-DAME | Arquitetura Gótica em Chamas

Ontem, dia 15/04/2019, um incêndio devastador destruiu um dos maiores marcos da arquitetura gótica em solo Francês. Ao lado da Catedral de St. Denis – considerada a primeira igreja gótica na europa – a Catedral de Notre Dame ocupava um lugar muito especial na arquitetura mundial, tanto por seus detalhes quanto por sua história.

190415142230-12-notre-dame-fire-0415-super-tease
Fig. 1. Telhado da Catedral em chamas. Fonte: CNN.

Até o momento não há nenhum relato de mortes ou feridos, no entanto, as perdas artisticas são imensuráveis. Tendo como principal destaque sua própria arquitetura, Notre Dame também era cheia de pinturas, esculturas, mobílias medievais e documentos de grande importancia para o Catolicismo.

Os primeiros passos para a construção da igreja começaram em 1163 d.C e duraram aproximadamente 200 anos. Pouco antes de sua inauguração em 1345 d.C onde hoje é a praça Verte-Galant, o último grão mestre templário, Jacques de Molay, após sete anos na prisão, juntamente com outros templários, foram executados e queimados vivos. O julgamento ocorreu na praça Paris em frente à Catedral, foram condenados pela igreja Católica com ordem direta do Papa Clemente V, influenciado e pressionado pelo rei Filipe IV da França, que acusaram os templários de serem hereges, culpados de adoração ao demônio, homossexualidade, desrespeito à Santa Cruz, sodomia e outros comportamentos de blasfêmia.[1]

No entanto, diferente do que muita gente pensa, a idade média não foi um período coberto unicamente de trevas, pelo menos não para a arquitetura, durante esse tempo os arcos ogivais se desenvolveram juntamente com os arcobotantes e contrafortes, elementos que diminuiam o peso da estrutura sob as paredes o que consequentemente resultou em maior liberdade para a criação dos famosos vitrais góticos (fig. 2). Esses vitrais juntamente com as esculturas eram cheios de passagens biblicas e tinham o papel de educar o povo iletrado na doutrina cristã.

7b8990f1c94958177d0c9729a9c1a457
Fig. 2. Um dos Vitrais da Catedral de Notre Dame. Maria e o Menino Jesus.

É interessante perceber que desde sua fundação no início do milênio até o presente momento, a Catedral de Notre-Dame sempre foi forte em momentos turbulentos para o povo Francês, só para citar alguns destes momentos, ela permaneceu em pé durante a Guerra dos 100 Anos (‎1337-1453), Revolução francesa (1789-1799), Período Napoleônico (1799-1815), Primeira Guerra Mundial (1914-18) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No entanto, em pleno século XXI cai em meio às chamas sem nenhum tipo de conspiração ou ataque militar.

1f6af5ce56614b19118e194a78bc7525
Fig. 3. Catedral sendo bombardeada durante a Primeira Guerra Mundial.

A Catedral não era apenas um símbolo para os Franceses mas para toda uma geração de crianças que assistia O Corcunda de Notre-Dame, um desenho animado baseado nos escritos de Victor Hugo, e que foi muito famoso durante o começo do séc. XXI. Também não da para se esquecer de Os Gárgulas, desenho que tinhas as gárgulas góticas como principais personagens e que fizerama infância de muita gente.

O edifício também tinha uma importância fundamental na academia, sendo objeto de estudo para grandes historiadores como Ernest Gombrich e Jonathan Glancey. Por fim, o que fica é a memória de uma das maiores obras arquitetônicas que o homem ocidental já construiu. Como diria Charlie Rose,

A arquitetura é um dos reflexos da permanência de uma civilização. [2]

west-faade-of-notre-dame-michal-osmenda-wikimedia-commons
Fig. 4. Duas torres frontais com seus detalhes, esculturas e rendilhados trabalhados a mão.

E a partir de hoje, uma parte dessa civilização fica para trás. Que fique o aprendizado, sigamos em frente.

_

Bibliografia:

1. RAY, Michael. Jacques de Molay. Disponível em: < https://www.britannica.com/biography/Jacques-de-Molay >. Acesso em: 16 de Abril, 2019.

2. BARATTO, Romullo. 121 Definições de Arquitetura . Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/800699/121-definicoes-de-arquitetura >. Acesso em: 16 de Abril, 2019.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: