Qual é o computador ideal para Arquitetura?

Se você é arquiteto ou estudante de arquitetura certamente já se deparou com o seguinte dilema: Qual é o computador ideal para trabalhar com projeto? Esse questionamento surge pelo simples fato de que para se elaborar projetos arquitetônicos é necessário usar softwares pesados que exigem uma configuração sólida em termos de hardware. No atual mercado brasileiro é possível encontrar escritórios trabalhando com os mais diversos programas de 2D e 3D tais como AutoCAD, Sketshup, 3D Max, Revit, Lumion, Vray e CorelDRAW.

É muito comum encontrar pessoas que são extremamente criativas na hora de desenvolver um projeto, todavia, para que o resultado final seja bem-sucedido é preciso ter as ferramentas certas ao longo do caminho e a principal ferramenta é sem dúvidas um bom Notebook. A criatividade precisa estar aliada a capacidade, esses dois conceitos precisam andar de mãos dadas, só assim é possível a total eficiência em projetos. Pensando nisso preparei esse artigo para tentar ajuda-los nessa tarefa que envolve a aquisição de um computador para se trabalhar com Arquitetura e Urbanismo.

O primeiro ponto é o seguinte: computador de mesa ou notebook? Por experiência pessoal eu diria que essa é uma questão muito fácil de se responder, se você é um estudante compre um notebook, no entanto, se você já é um arquiteto que trabalha em casa ou em um escritório, a melhor opção é um computador de mesa. Durante a minha graduação em Arquitetura passei os meus cinco anos visitando obras, virando a noite projetando na casa de amigos, tirando medidas nos meus estágios, viajando e estudando nos mais diferentes lugares possíveis. Todas estas atividades não seriam possíveis – ou no mínimo bastante limitadas – caso eu tivesse apenas um computador de mesa, pois ele não é flexível e para move-lo de um lugar para o outro são necessárias algumas horas de trabalho. Essa é a principal razão pela qual a maioria dos estudantes de arquitetura deve optar por um notebook pois ele é muito mais prático pra quem vive uma vida corrida e agitada como de fato costuma ser a vida acadêmica durantes os cinco anos de graduação. Um computador de mesa tem suas vantagens com relação a um notebook, seu tempo de vida é maior, também é possível fazer upgrade das peças quando necessário sem precisar gastar muito, todavia, esse tipo de maquina só se enquadra para profissionais que já atuam no mercado.

A partir de agora podemos seguir na composição das principais peças para que o notebook de um arquiteto/estudante tenha um bom desempenho com projetos.

HB-Architecture-laptop-photo
Foto 1. Notebook da Apple.

Processador: O processador é o cérebro do notebook, todas as informações do sistema passam por ele de alguma forma. Pessoalmente, eu recomendo a todos os leitores um i7 da Intel, a justificativa para essa escolha se dá pelo fato de que a maioria dos programas de renderização necessitam de vários núcleos trabalhando ao mesmo tempo, fora o fato de que assim como eu, existem pessoas que gostam de abrir múltiplos programas ao mesmo tempo e um processador que possui diversos núcleos consegue suportar facilmente esse tipo de exigência.

Memória RAM: Esse item tem a função de armazenar dados enquanto o computador está ligado. Se vocês querem um desempenho de alta performance em seus projetos eu sugiro começar com uma memória de 16GB (dividida em dois pentes de 8GB cada um). É possível sim trabalhar com 8GB de Memória RAM, todavia, para quem quer um Notebook que dure por mais ou menos 5/6 anos é fundamental já começar com 16GB para evitar futuros problemas.

Placa de Vídeo: Esta peça é responsável por processar e gerar as imagens que aparecem no monitor. Uma boa placa de vídeo também ajuda no desempenho do Notebook fazendo com que os famosos “legs” não acontecem tão frequentemente assim como os travamentos durante a elaboração de maquetes eletrônicas. A placa que eu indico a todos que pensam a longo prazo são todas aquelas que começam com pelo menos 4GB de Memória. Jamais cometam o erro de comprar um Notebook com placa de vídeo integrada ao processador pois estas só servem para a elaboração de atividades básicas do dia-dia. As melhores placas de vídeo são as dedicadas, da linha GFORCE (Nvidia). Ainda sobre essa questão gráfica deixo duas sugestões para compra, a primeira é a GTX 1050ti (que é a minha atualmente) e a GTX 1070 que é ainda mais potente.

HD (Armazenamento): Para este item eu recomendo que o seu notebook tenha dois diferentes HDs. O primeiro vai ser unicamente reservado para o sistema operacional (recomendo Windows pela compatibilidade), invista em um SSD, pois são extremamente rápidos e melhoram demais a velocidade do sitema. E o segundo HD seria um rígido de 1TB de memória para o armazenamento de dados do dia-dia (fotos, projetos, vídeos, músicas, documentos, etc).

Para finalizar existem alguns itens extras que podem te ajudar em termos de desempenho. Se possível preze pela compra de um notebook com tela anti-reflexo pois isto faz toda a diferença em ambientes iluminados. É importante escolher uma boa marca de notebook, o mercado está lotado de empresas que tem feito um ótimo trabalho na montagem de computadores, todavia, algumas tem se destacado com relação as outras em quesitos de qualidade e desempenho, acredito que as melhores seriam Dell e MSI – empresas pela qual já tive uma ótima experiência pessoal. Por fim, também não se esqueça de separar um dinheiro para a aquisição de um Cooler externo, quando sua maquina esta em ação acontece um superaquecimento do processador, e esse tipo de ferramenta (Cooler externo) pode aumentar a vida útil das peças. Não se esqueça de adquirir um bom mouse assim como uma capa para que seu notebook se mantenha sem riscos ou danos.

YouTube:

 

2 comentários em “Qual é o computador ideal para Arquitetura?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: