O que é Arquitetura? 10 (+1) Famosas Definições

Arquitetura é construção? Arquitetura é uma arte? Ou seria ela pura matemática? Existem várias e várias definições sobre o que seria de fato arquitetura, todavia, no texto de hoje quero que vocês reflitam um pouco sobre cada uma das onze citações apresentadas abaixo, fiz questão de procurar frases que saíram da boca de grandes nomes da arquitetura e da filosofia, afinal, dentre as milhares de hipóteses conceituais que envolvem essa palavra, é razoável buscar por homens que tenham um conhecimento considerável sobre o assunto.

1 – Arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém anseia por atemporalidade.
[Frank Gehry]

Pode parecer um pouco contraditório o que o F.G. disse, mas é de fato o que a arquitetura precisa ser, ela deve ter características de seu tempo e lugar, mas ao mesmo tempo não se limitar somente há um século ou a um bairro.

2 – A arquitetura é uma expressão de valores – a forma como construímos é um reflexo do modo como vivemos.
[Norman Foster]

Atualmente isso faz todo o sentido, no mundo de hoje existe uma briga sobre quem vai construir o edifício mais alto, ou o mais resistente, ou até mesmo quem vai quebrar o recorde de tempo de construção de uma obra. Tudo isso reflete a vida do homem contemporâneo, cheio de arrogância, e sem tempo para as coisas que realmente importam.

3 – Arquitetura é invenção.
[Oscar Niemeyer]

Isso não se limita somente a forma e composição do projeto, tanto é que criar algo novo nesse aspecto é muito difícil. O que ele (Niemeyer) talvez quis dizer é que o arquiteto precisa inventar diferentes formas de se habitar, diferentes ideias para projetar, e diferentes maneiras para se viver.

4 – A arquitetura deveria, supostamente, completar a natureza. Uma boa arquitetura torna a natureza mais bonita – lhe confere poder.
[Claudio Silvestrin]

É a famosa questão do regionalismo crítico – adequar o projeto ao meio pela qual se encontra. Se não se faz assim, o edifício fica perdido e totalmente sem identidade social, não se comunica, não tem expressão e por fim não se torna belo como um todo.

5 – Arquitetura é música congelada.
[Arthur Schopenhauer]

Uma frase bem poética e filosófica vindo de um grande artista do passado. De fato, essa é uma grande verdade, a arquitetura é cheia de notas, tem pontos altos e pontos baixos, as vezes pesada ou leve, extravagante ou tranquila. Assim é a arquitetura.

6 – O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação. [Paulo Mendes da Rocha]

Impossível descordar desta sentença, nessa o Capixaba tem razão. Nem Jesus agradou a todos quanto mais você, arquiteto ou amante das artes. Todo mundo esta sujeito a erros e a vida é o processo pela qual podemos até chegar perto da perfeição, mas em um mundo imperfeito parece – ao meu ver – que a perfeição é algo impossível de se alcançar.


7 – A arquitetura é a mais pública das artes e o público é um crítico severo.
[Eric Parry]

Imagina se você faz um quadro e o expõe em um museu. Os críticos te dão nota 4. Você ficaria bem triste não é mesmo? No entanto com a arquitetura não funciona assim, uma vez que a obra está exposta é muito difícil voltar atrás, talvez a “belezinha” fique por ali durante uns 100 anos. Quem não se lembra daquele prédio de Londres que estava derretendo o latoeiro dos carros na avenida devido ao seu alto indíce de raios refletidos. Aquilo foi um vexame no mundo inteiro e envergonhou o escritório que possivelmente perdeu muita credibilidade no país e no mundo. Esse é um dos muitos riscos que um profissional de arquitetura tem que superar.

8 – A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.
[Le Corbusier]

Imagine o casa da cascata sem os raios de sol sob sua fachada, ou o Galaxy Soho de Zaha Hadid sem eletricidade. Luz trás vida, luz trás segurança, luz trás beleza.

9 – A arquitetura começa quando você junta dois tijolos com cuidado. Aí ela começa. [Ludwig Mies van der Rohe]

Cada passo no processo de criação é importante, por isso tudo deve ser pensado com cuidado, estudo e cautela. Mies Van Der Rohe já dizia que “Deus está nos detalhes” e com a arquitetura não é diferente.

10 – A arquitetura é um dos reflexos da permanência de uma civilização. [Charlie Rose]

Sabe, quando eu estudo a história da arquitetura eu fico impressionado pois acabo me descobrindo em meio a esse grande universo da qual fazemos parte, a história da arquitetura é uma ferramenta que trás senso existencial. Estudar essa arte nos trás indícios da grande capacidade e inteligência que tinham nossos antepassados, e isso é sem dúvidas incrível!

BÔNUS – A arquitetura é a arte pela qual o ser humano não é apenas um espectador e sim um coadjuvante. [Bruno Perenha]

Eu digo isso porque na pintura nós temos apenas 2 dimensões, somos capazes de contemplar a tinta sobre a tela e nada mais. Na escultura temos 3 dimensões, conseguimos olhar uma estátua, sua costa, seu peitoral. Todavia na arquitetura você vive dentro da própria obra de arte e essa é a principal razão pela qual de todas as artes máximas a arquitetura é a mais utilitária.

Qual é a sua definição sobre arquitetura?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: