Quais são seus limites?

É natural que algumas civilizações, países, sociedades e famílias podem ser mais avançados em termos de conhecimento do que outras. Creio que esse avanço tem uma total relação com o tempo. A população negra no Brasil ainda é a mais pobre com relação as outras raças devido ao fato de a abolição da escravatura ter acontecido a pouco mais de 100 anos. É difícil que em tão pouco tempo haja um desenvolvimento tão rápido de uma raça que tem os seus pais e avós saindo do engenho sem absolutamente nenhum capital intelectual e financeiro para passar para as gerações seguintes. Da mesma forma poderíamos dar o exemplo dos povos europeus com relação aos do continente americano. No final podemos concluir que na maioria das vezes o desenvolvimento de nações, sociedades, famílias e indivíduos tem uma total relação com o tempo de sua existência assim como de suas primeiras oportunidades de trabalho e estudo.

Nunca fui uma pessoa interessada em leitura – pelo menos até o começo da minha juventude. Meus pais não completaram o ensino fundamental e meus avós nunca tiveram a oportunidade de estudar devido as duras condições que o Brasil lhes impôs no século XX. Já meus bisavós e tataravós vieram da Espanha e Itália refugiados das guerras que ameaçavam a Europa no final do séc. XIX e começo do séc. XX.

Apesar de não ter nascido em “berço de ouro” hoje sou um jovem arquiteto que vive na Europa em busca de seu mestrado. Você deve estar pensando onde quero chegar com tudo isso? Quero simplesmente dizer que mesmo acreditando que algumas pessoas saem na frente na “Fórmula 1 da vida, todos são capazes de alcançar o pódio, mesmo que o caminho seja com mais curvas e que o seu carro não seja lá aquelas coisas. Mas é possível chegar a qualquer lugar que sua mente possa imaginar, todavia, quando se nasce pobre ser estudioso é o maior ato de rebeldia contra o sistema.

young-girl-reading-jeanhonore-fragonard
Young Girl Reading by JeanHonore Fragonard. Disponível em: http://bit.ly/2fnvPom. Acesso em: 22/09/2017.

O grande problema das pessoas é que elas querem chegar ao pódio, mas não estão dispostas a participar da corrida. Não existe céu sem tempestades e ninguém é digno do topo se não batalhar para alcança-lo. Quem chega no pódio sem luta não sente prazer por estar lá.

Conhecimento é poder. Apesar de meus pais nunca terem me incentivado a ler um livro – e não há culpa alguma por parte deles – aos 16 anos tive a felicidade de encontrar o caminho da sabedoria, ou como diria o padre francês Antonin Sertillanges, tive o a felicidade de receber (e atender) o chamado para a minha vocação intelectual. A forma com que tudo isso aconteceu talvez seja assunto para um próximo texto, todavia, esse chamado me tirou as correntes da ignorância que por tanto tempo eu carreguei mesmo não sabendo da tamanha interferência de tal peso em minha vida. Há dois mil anos atrás um homem que viveu na Galileia, atual estado de Israel disse:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Evangelho de João, Capítulo 8, verso 32).

Jesus de Nazaré estava certo, realmente a verdade me libertou e ainda tem me libertado dia após dia. Me libertou dos maus vícios, da ignorância, dos maus temperamentos e das pessoas que só queriam a minha ruína. Não existe nada capaz de te prender se você tem um objetivo e sabe onde quer chegar. Tudo o que os outros podem fazer você também pode – só que de uma maneira ainda melhor. Quais são os seus limites? Os seus únicos limites profissionais e pessoais são aqueles que você acredita ter mas que no fundo são mais sensíveis do que a teia de aranha em meio a tempestade.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: