10 curiosidades sobre o Coliseu

1 bgxHpNpV8aYJyytCo1p2pQ
O Coliseu de Roma. Fonte: Historiazine. Disponível em: http://bit.ly/2xWrSuj. Acesso em: 11 set. 2017.

Nota: O Coliseu é sem dúvidas uma das obras mais instigantes da arquitetura mundial. Composto basicamente por arcos e pilares, essa edificação possui mais de 900 anos de existencia e é uma visita obrigatória para todo estudante de arquitetura, arte, e engenharia.

 

21762348_1375647909199513_4398088975888871968_o
Foto 1. Eu e minha amada em uma viajem inesquecível no ano de 2017.

 

1. O Coliseu de Roma começou a ser construído por ordem de Flávio Vespasiano, em 72 d.C. Por isso, também era conhecido como Anfiteatro Flaviano. O lugar era utilizado para batalhas de gladiadores e para a recriação de guerras famosas.

2. Em latim, “Coliseu” quer dizer “grande” ou “colossal”. O nome se deve ao Colosso de Nero, que ficava ao lado do anfiteatro. O projeto só foi concluído em 80 d.C., por Tito.

3. O terreno em que o anfiteatro foi construído era ocupado antes pela residência do imperador Nero. O lugar era chamado de Domus Aurea.

4. O Coliseu tem 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e, originalmente, media 52 metros. Hoje, mede 48,5 metros.

5. Para realizar batalhas navais, o Coliseu tinha um dipositivo que acumulava a água da chuva e era capaz de enchê-lo em poucos minutos.

6. Inicialmente o Coliseu tinha capacidade para receber 50 mil espectadores. Mas, durante o reinado de Alexandre Severo, o anfiteatro ganhou mais um andar (quatro ao todo) e passou a ter capacidade para 90 mil pessoas.

7. O Coliseu foi construído com mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo (tipo de pedra calcária com grandes poros). A maior parte dos materiais nobres foram roubados com o decorrer do tempo.

8. Os assentos eram divididos de acordo com a classe social. As classes altas ocupavam o “Podium”, as classes médias o “Maeniana” e os pobres e as mulheres ficavam no “Portici”. Havia ainda uma tribuna reservada para a realeza e políticos; esse setor chamava-se “Pulvinar”.

9. No início do século V um terremoto destruiu grande parte do Coliseu. Alguns imperadores tentaram reformar o local, mas sem sucesso. Esse foi o início da decadência do anfiteatro.

10. Os jogos com mortes humanas foram proibidos em 404, depois desta data, só eram permitidos massacres de animais.

(Via O Guia dos Curiosos, UOL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: